Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2017

Trajetória na Programação de 12 Passos


Transcrição do vídeo

Eu sou Bete Lima
e este é o primeiro vídeo do canal Um Passo de Cada Vez  (se inscrevam no canal, para compartilharmos mais)

Em vez de escrever no blog ou na página
eu resolvi falar um pouco a minha história no grupo de 12 passos

Então vamos lá!
O meu contato com a programação se deu através do grupo nar-anon.
Isso foi no final de 2011 e eu frequentei o grupo por 3 anos até o final de 2014.
Comecei a me afastar lentamente do grupo por uma questão de não estar mais me identificando com o foco;
a minha realidade estava diferente daquela de quando entrei na época
eu não tinha mais o mesmo objetivo, não vivia mais aquela realidade.
Não estava mais me sentindo confortável frequentando o grupo
e fui me afastando, me afastando até que parei de ir.
Enfim, ter parado de ir começou a me fazer mal porque eu precisava da programação 12 passos, não sabia mais viver sem.
Foi então que resolvi conhecer, procurar outros grupos
Conheci o Al-anon, o Coda, neuróticos anônimos.
Amei todos!
Todos trabalham com os lemas, com os passos e com as tradições.
O que muda é o foco de cada grupo e a nossa identificação com este foco.

Por uma questão de identificação e distancia, eu optei por frequentar o grupo neuróticos anônimos, e este é o ultimo grupo que ingressei em 2015.

Frequentei por um ano,
Diminui minha frequência por questões de trabalho, horário, cansaço, limitação física mesmo
mas a programação está em mim

Estou sempre lendo, escrevendo e, quando posso, vou em uma reunião.

Enfim gente, a programação de 12 passos é uma vida.
É uma nova forma de viver
É um novo olhar para a vida
É um desprender de coisas que incomodam.

A gente aprende, passa a viver diferente

Eu recomendo 12 passos. Seja qual for o grupo, vale a pena conhecer

Só mais uma coisa, que esqueci de dizer:
É um programa espiritual,
não é religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opiniao é muito valiosa!